Saiba como eliminar os ácaros da sua casa de maneira simples

Considerado um dos principais criadores de substâncias que causam alergias, os ácaros são um dos maiores vilões das residências. Por conta disso, uma dúvida comum que instiga muitas pessoas é: como eliminar o ácaro? Saiba que apesar de causar muitos problemas, impregnando em roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar condicionado,...

Considerado um dos principais criadores de substâncias que causam alergias, os ácaros são um dos maiores vilões das residências. Por conta disso, uma dúvida comum que instiga muitas pessoas é: como eliminar o ácaro?

Saiba que apesar de causar muitos problemas, impregnando em roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar condicionado, entre outros, é possível eliminá-los com algumas atitudes simples.

Para te ajudar, listamos algumas maneiras de como eliminar o ácaro da sua casa de maneira simples, além de mostrar quais são as principais doenças que este pequeno organismo pode causar. Confira!

Limpe e higienize seus estofados

Limpar e higienizar seus estofados é essencial, afinal, é normal que muitas pessoas fiquem com os mesmos sofás, tapetes ou cortinas por muitos e muitos anos, especialmente se o objeto estiver bem conservado visualmente. A questão é que muitas vezes ele pode acabar provocando alguns problemas de saúde devido ao acúmulo de ácaro, que por sua vez, podem provocar alergias.

Porém, este problema pode ser rapidamente resolvido com um bom serviço de lavagem a seco, que é capaz de eliminar 99,9% da presença de germes e bactérias da superfície do estofado, reduzindo a possibilidade de reações alérgicas, problemas respiratórios e etc.

Mantenha o ambiente arejado e iluminado

Outra boa dica para eliminar os ácaros é mantendo o ambiente arejado e iluminado, já que os ácaros preferem ambientes mais escuros e úmidos para se desenvolverem. Uma dica simples que você seguir é abrir todas as janelas da casa durante o dia por pelo menos 30 minutos ou uma hora.

No entanto, o ideal é deixar a luminosidade sempre estar em contato com os seus móveis para ao invés de combater os ácaros, prevenir de que eles acabem aparecendo e gerando problemas mais tarde. Se tiver um espaço na sua casa, deixe os colchões, roupas de cama, travesseiros e tapetes expostos ao sol por um determinado tempo já que essa é uma forma de matar ácaros.

Troque e lave roupas de cama, toalhas e panos

Por fim, mais uma sugestão é trocar e lavar suas roupas de cama, toalhas e panos, ao menos uma vez na semana para evitar que eles apareçam. Como estes objetos acumulam resíduos da pele humana, os ácaros logo são atraídos, pois esses resíduos são um dos alimentos preferidos desses organismos.

Aliás, o ideal é que os travesseiros também sejam lavados a seco, pois, durante o processo de uma secagem após uma lavagem tradicional, ele acaba esquentando e tornando um ambiente perfeito para que os ácaros se reproduzam.

Quais as doenças causadas por ácaros?

Agora que você já sabe como eliminar o ácaro, coloque em prática essas dicas, especialmente a lavagem a seco, que ajuda a resolver o problema imediatamente. Do contrário, os ácaros podem provocar doenças sérias para quem convive diariamente com eles. Entre os principais exemplos, é possível citar:

  • Asma: problema respiratório que atinge diversas pessoas de todas as idades, proporcionando um aperto ou chiado no peito, além de dificuldade para respirar. Para quem já sofre com o problema, a exposição ao ácaro pode agravar o quadro.
  • Escabiose: também conhecida como sarna, surge através dos ácaros em roupas, estofados, tapetes ou cortinas. Pode provocar muitas coceiras e por consequência, machucados na pele.
  • Rinite alérgica: este é outro problema que atinge diversas pessoas e pode ser combatido quando se elimina o ácaro. Esse problema inflama a mucosa nasal, que seja de forma crônica, infecciosa ou alérgica.

E aí gostou das dicas? Evitar o acúmulo de ácaro é fundamental para manter o ambiente longe de problemas. Quer eliminar agora esse problema? Então acesse: https://lavatudoaseco.com.br/