O que não fazer na hora de lavar tapetes

Para que nada de ruim aconteça com seus tapetes e eles acabem sendo danificados, vamos te dar uma forcinha com algumas dicas. Então “não faça isso em casa”, e vem com a gente aprender a cuidar deles do jeito certo! Demora para lavar O principal erro cometido por todos nós, sem dúvidas, é o tempo,...

Para que nada de ruim aconteça com seus tapetes e eles acabem sendo danificados, vamos te dar uma forcinha com algumas dicas. Então “não faça isso em casa”, e vem com a gente aprender a cuidar deles do jeito certo!

Demora para lavar

O principal erro cometido por todos nós, sem dúvidas, é o tempo, a demora para fazer a higienização dos tapetes. Portanto fique atento aos sinais que seu tapete te manda, fibras amassadas ou endurecidas, mudança na cor ou aparência de encardido, acumulo exagerado de sujidades, são alguns sinais que podem ser observados. 

Produtos inadequados

Assim como qualquer peça do seu enxoval, os tapetes precisam de produtos adequados para higienização, estar atento ao material e trama, pois, existem tapetes em fibras sintéticas e pelos naturais, é preciso observar as recomendações que vem nas instruções de cuidado e isso é variável de acordo com o seu fabricante, no geral, podem ser lavados com água e sabão neutro.

Evite máquinas de lavar

O uso de máquinas nos tapetes é bem complicado! O primeiro entrave pra isso, são as tramas de cada peça, a maioria delas é frágil e iriam se desfazer e romper; segundo problema, o tamanho e peso do seu tapete, isso poderia causar danos ao seu aparelho e a peça. Portanto não se recomenda colocá-los na máquina, evitando assim o desgaste.

Secagem

Assim como os outros erros, a secagem é o passo “final” e não pode passar despercebida. A secagem dos tapetes é sem dúvida um detalhe bem importante, caso eles fiquem úmidos você pode perder todo o trabalho feito pra lavar e higienizar; pois os fungos e ácaros adoram um local úmido pra se proliferarem. O correto é que você deixe-os secar a sombra, em local arejado, com boa ventilação, totalmente esticado e de preferência que receba ar em todos os lados. De preferência opte por lavar em dias ensolarados e quentes.

Sempre que for fazer a higienização ou manutenção dos seus tapetes é indicado que busque por profissionais qualificados e capacitados para realizar o trabalho, eles terão os materiais e produtos indicados para cada peça.

Utilizar serviços como lava-jatos para a limpeza de tapetes pode gerar problemas a longo prazo, pois os produtos utilizados não são indicados para o tipo de trama, muito menos os métodos utilizados na limpeza. O ideal é procurar uma empresa que ofereça o serviço de lavanderia de tapetes, como o a lavanderia de tapetes da Lava Tudo a Seco. Lá o seu tapete passa por todo um processo específico.

Em primeiro lugar o seu tapete é recolhido em domicílio, ou seja. Você não precisa se deslocar para entregar seu tapete. Todo o processo de recolhimento e entrega é realizado pela empresa.

Antes de ser limpo, é utilizado um batedor para retirar o excesso de poeira no tapete. Em seguida, o processo de limpeza começa com a utilização de produtos específicos.

Depois de lavado, o tapete é enxaguado e em seguida o rodo rolo é utilizado para auxiliar na remoção de todo excesso de sabão. Na etapa seguinte o tapete é centrifugado e depois colocado em uma estufa para concluir o processo de secagem.

A grande vantagem de utilizar serviços profissionais é que os seus tapetes são limpos de maneira correta, duram mais tempo, não são danificados, e ficam livres de germes e bactérias. Veja no vídeo abaixo, como tudo acontece na prática.

Quer saber mais sobre esse tipo de limpeza para tapetes?
Clique no link abaixo e conheça este e outros tipos de limpeza que a Lava Tudo A Seco tem a oferecer.

www.lavatudoaseco.com.br