Problemas respiratórios causados por ácaros… Como resolver?

Eles estão por todo canto, provocam alergias, doenças respiratórias e são verdadeiros inimigos invisíveis, principalmente para quem já possui problemas no sistema respiratório.

Sua casa está sempre limpa, mas ainda assim a alergia ainda ataca. Sabe por que? Por que não adianta o ambiente estar limpo, se os estofados continuam com uma verdadeira sociedade de ácaros e bactérias.

Ácaros são animais minúsculos, quase invisíveis, que se alimentam, por exemplo, de células mortas da pele humana e de animais, como cães, gatos, aves etc. Seu excremento e o próprio corpo morto pode desencadear sérios processos alérgicos, podendo inclusive serem dispersos pelo ar, fazendo parte da poeira domiciliar.

Os ácaros apresentam um alto grau de nocividade ao ser humano e também aos animais. Aliados com outros germes e bactérias, compõe um verdadeiro exército do mal. Eles podem não apenas provocar graves alergias, como também sérios problemas ao sistema respiratório, como infecções.

Onde o ácaro pode ser encontrado?

Mas se tudo parece tão limpinho, onde podemos encontrar os ácaros? Nos colchões, tapetes, travesseiros, roupas de cama, toalhas, ursos de pelúcia, almofadas e sofás são apenas alguns exemplos.

Toda e qualquer partícula dispersa pelo ar deve ser motivo de preocupação e zelo quando o assunto é ácaro. Essencial à vida do ácaro, a umidade alta, acima de 60% favorece, e muito a sua proliferação, assim como temperaturas mais altas, acima de 20°C.

Tipos de ácaros mais comuns

  • Ácaro siro e Tyrophagus putrescentiae – presentes em produtos armazenados: cereais, legumes, sementes, rações, etc. Causam alergia, basta ter contato ou inalar.
  • Blomia Tropicalis “Oshima” – comum no pó de casa. Característico de regiões tropicais ou subtropicais. Responsável por rinites, asma, bronquite e até dermatite atópica.
  • Glycyphagus domesticus – vive em armazéns de grãos e alimentos.
  • Dermatophagoides farinae, pteronyssinus, euroglyphus maynei e lepidoglyphus destructor – comum dentro de nossas casas, nos carpetes, tapetes, colchões e travesseiros. É um dos principais causadores de asma e dermatites.
  • Sarcopets scabiei – ácaro da sarna. Responsável pela transmissão da sarna.
  • Demodex folliculorum e demodex brevis – ácaros que residem próximos de folículos de mamíferos. Ocasiona doenças de pele.
  • Cnemidocoptes ssp, dermanyssus, sternostoma.  Parasitas que podem afetar os pássaros. Canários e periquitos domésticos são os que mais sofrem.

Doenças causadas por ácaros

Ninguém está livre de ser afetado pelos ácaros, causadores de doenças como rinite, asma alérgica, dermatite atópica, conjuntivite, sinusite, blefarite, escabiose, etc. Para quem já é alérgico ou possui o sistema respiratório mais sensível, é muito difícil conviver diariamente com os ácaros, afinal quem consegue sofrer reações alérgicas quase todos os dias?

Como se livrar dos ácaros

A limpeza do dia a dia pode não ser o bastante para deixar sua casa ou escritório livre dos ácaros, é preciso uma higienização adequada e regular em todos os estofados, tapetes e cortinas. Isso também vale para o interior dos carros, que podem acumular o grande número de ácaros e bactérias, principalmente carros que são usados em aplicativos ou Taxi.

Sabemos que manter tudo limpo não é uma missão muito fácil, principalmente se na casa houverem crianças e animais domésticos. Higienizar os estofados em casa, de forma caseira, além de não garantir uma limpeza completa, pode danificar o estofado e ainda diminuir seu tempo útil de vida.

Os sofás, por exemplo, em sua maioria são feitos de tecido e é extremamente complicado fazer a limpeza com panos e água. O ideal, para mantê-los sempre limpos e em bom estado, é fazer limpezas regulares e há algumas formas de facilitar este processo. A lavagem a seco, por exemplo, é a melhor alternativa na hora de higienizar qualquer estofado, eliminando os ácaros e ainda aumentando sua durabilidade.

O método norte-americano exclusivo de limpeza a seco de estofados, tapetes, cortinas e colchões é considerado uma das melhores lavagens a seco do mundo.

A limpeza consiste no processo natural de carbonatação, que produz inúmeras bolhas efervescentes que penetram na fibra dos estofados e das tapeçarias. Isso faz com que as manchas e impurezas se dissolvam bem rápido, eliminando de vez ácaros, germes, bactérias e vírus, como o da COVID-19. Além disso, essa forma é extremamente sustentável e amiga do meio ambiente, pois não há desperdício de água.

Lava Tudo a Seco

Depois de dois anos trabalhando no mercado americano, um profissional da limpeza a seco voltou ao Brasil e decidiu abrir sua própria empresa, usando o mesmo método de carbonaturação que havia aprendido no exterior.

Assim foi fundada a Lava Tudo a Seco em 2013. De lá para cá, a empresa se tornou referência em limpeza a seco na cidade de Goiânia e nos municípios vizinhos. Sempre expandindo os negócios, com equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados. A Lava Tudo a Seco garante em sua lavagem: durabilidade e proteção para seus móveis; produtos hipoalergênicos em seu processo e a sanitização, livrando seus estofados de germes, bactérias e vírus, como o da COVID-19.